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Dê um tempo para o marketing

Quem acompanha futebol, possivelmente, já viu “cavalinhos do fantástico” ser vendido em frente aos estádios nas vésperas de jogos. Esse brinquedo ganhou as ruas em 2017 e muita gente, ao assistir os jogos, queria levar um para casa. O curioso é que os “cavalinhos” começaram a ser vendidos muito antes do lançamento da versão oficial.

 

É difícil saber quem começou. Provavelmente, alguém percebeu o potencial do produto e começou a vender nas ruas e, tão logo, seria copiada por muitos. Após alguns meses, a Rede Globo lançou sua versão oficial, mas já era tarde. Os modelos “falsos” já haviam tomado as ruas.

 

Essa história é importante para entendermos o contexto atual do mercado. Atenção: tudo acontece muito rápido! Não estamos mais na época em que apenas as agências de marketing eram responsáveis pela criação de super campanhas. Hoje com o Facebook, Instagram e todas outras mídias disponíveis, surgem diversas ideias e sua propagação é muito rápida. Estamos num mundo altamente competitivo e, certamente, faltou um olhar atento da Rede Globo para identificar o potencial daquele produto.

 

Com isso, fica claro que o marketing de uma empresa deve estar atento às necessidades do consumidor. O uso de ferramentas tecnológicas como CRM, por exemplo, são propostas ideais para auxiliar nesses processos, uma vez que o grande volume de informações demanda automação, inclusive no marketing, para entender melhor o cliente e gerar excelentes Leads.

 

Entretanto, é importante ficar atento. Compreender o perfil do cliente exige informações reais e confiáveis para que seja possível desenvolver campanhas mais eficazes. Ter uma empresa para auxiliar no gerenciamento de dados pode fazer toda diferença e, contribuir ao marketing, com informações sólidas e de valor, oferecendo um tempo significativo para analisar e desenvolver propostas mais eficientes.

 

**Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.

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