5 tendências de marketing no setor de tecnologia para ficarmos de olho – 2ª e 3ª tendências

5 tendências de marketing no setor de tecnologia para ficarmos de olho – 1ª tendência
5 de Fevereiro de 2019
Marketing no agronegócio: efeito ampliado do produto ao longo da cadeia produtiva
15 de Fevereiro de 2019
Exibir Tudo

5 tendências de marketing no setor de tecnologia para ficarmos de olho – 2ª e 3ª tendências

Investir em estratégias adequadas de marketing pode ser o diferencial para destacar sua empresa de tecnologia no mercado, além de aumentar suas vendas e ajudar na conquista de novos clientes.

Continuando nossa série de tendências de marketing no setor de tecnologia, hoje, falarei sobre e-mail marketing e CRM.

 

2 ª tendência – E-mail marketing

 

O e-mail marketing é outro canal de grande aceitação e que pode ser utilizado de forma integrada com os formatos anteriores. No tamanho adequado, o e-mail marketing pode ser capaz de aumentar, consideravelmente, suas taxas de conversão.

Por ele, você pode divulgar informações relevantes sobre os seus produtos e serviços, destacando, inclusive, outros benefícios. Além disso, o e-mail marketing é uma estratégia capaz de transmitir conteúdo de outros formatos para seus leads, como por exemplo: e-books, anúncio de eventos, lançamento de vídeos, novas postagens no blog entre outros.

A partir dos próximos anos, a tendência é combinar automação com personalização. A ideia é potencializar as vendas ao acionar seu e-mail marketing para alguma ação específica.

Por exemplo: imagine que um usuário do seu blog está buscando na internet um determinado produto. A ação dispara um e-mail personalizado acompanhado de um preço promocional ou vídeo de demonstração, aumentando a possibilidade de compra.

Dessa forma, dedicar tempo ao e-mail marketing é uma boa opção de manter o interesse do seu cliente em potencial.

Dicas:

Ao invés de apresentar cases que já realizamos, optei por descrever os principais pontos que podem transformar a sua ação em sucesso:

  • Procure definir claramente quem são seus prospects e público de interesse.
  • Desenvolva uma régua de disparos. A definição da quantidade da recorrência de contato é muito importante, mas cuidado para não ser inconveniente. Para definir a recorrência, se coloque no lugar de quem vai receber o material.
  • Crie um “assunto” para o e-mail que seja relevante ao leitor.
  • Desenvolva um texto claro e objetivo, sem rodeios.
  • Não esqueça de colocar seus dados de contato.
  • Por fim, mensure os resultados: quem abriu, quem leu e, respeite quem solicitou a saída de sua lista.

 

3 ª tendência – CRM

 

Produzir um conteúdo relevante para seu cliente pode estar, intimamente, ligado a manter um bom relacionamento. Este é outro grande diferencial que permanece como tendência de marketing e pode ser a “carta na manga” para sua empresa de tecnologia. Um bom atendimento e personalização dos serviços são determinantes para fechar um negócio.

O CRM (Customer Relantionship Management ou Gestão do Relacionamento com Clientes) é uma estratégia com foco no cliente, destinada a conhecer os seus hábitos, preferências e apresentar os produtos e serviços do seu interesse. O grande benefício em adotar essa estratégia é a possibilidade de registrar informações sobre o cliente, permitindo análises do seu posicionamento no mercado e adaptações às mudanças de consumo.

Outra vantagem: a possibilidade no compartilhamento de informações com a equipe em tempo real. Geralmente, as plataformas de CRM funcionam na nuvem, possibilitando seu acesso em qualquer dispositivo (SaaS). A possibilidade de gerar relatórios customizados com informações relevantes sobre o perfil dos clientes é mais uma excelente funcionalidade que o CRM oferece para sua empresa.

Em resumo, implementar um sistema de CRM vai permitir acompanhar o seu cliente de perto, analisando o desempenho de suas vendas de forma ágil e simplificada.

Veja este caso prático:

Temos como cliente uma grande associação. Eles começaram a trabalhar conosco a partir de um conjunto de informações dispersas. Realizamos todos os processos de estruturação de dados e, após alguns anos de aperfeiçoamento interno do cliente, acomodamos os dados em um CRM customizado especialmente para eles. Hoje a associação tem acesso a dados significativos para tomada de decisões.

 

**Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *