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5 tendências de marketing no setor de tecnologia para ficarmos de olho – 4ª e 5ª tendências

Diante das constantes inovações, o setor de tecnologia está a todo vapor o grande desafio atual é educar novos mercados e gerar cada vez mais valor para seus produtos e serviços. Outra grande dificuldade é a geração de novos leads e sua conversão em períodos sazonais.

Contudo, mesmo oferecendo produtos e serviços cada vez melhores, muitas empresas de tecnologia ainda não perceberam o grande potencial do marketing para atrair mais clientes e mantê-los satisfeitos.

Hoje finalizamos nossa série de tendências de marketing no setor de tecnologia falando sobre a automação de marketing e contato telefônico.

 

4ª tendência – Automação de marketing

 

Você viu anteriormente que criar conteúdo de relevância e manter um bom relacionamento com o cliente é um passo essencial para se destacar no setor de tecnologia. Entretanto, cumprir essas etapas não é mais suficiente, pois o conteúdo precisa ser distribuído para a sua base de leads de maneira personalizada.

A automação de marketing é uma tendência promissora que propõe preencher essa lacuna. A partir dessa ferramenta, os leads são gerenciados e conduzidos nas diferentes etapas até o momento da compra. Um exemplo é a segmentação de listas de e-mail, já citada anteriormente.

Ao ser incluída nas estratégias de empresas de tecnologia, a automação de marketing traz os seguintes benefícios:

  • Otimização de processos;
  • Redução dos custos de operação;
  • Melhorias no relacionamento com os clientes; e
  • Melhorias das abordagens comerciais.

Algumas empresas de tecnologia estão investindo em automação de marketing nas diferentes etapas (pré-vendas, vendas e pós-vendas). Um dos exemplos é a Moblee, que desenvolve aplicativos para eventos. Ao perceber que um lead em específico ainda não está interessado em efetuar uma compra, a equipe de pré-vendas o adiciona a um fluxo específico. Por meio desse fluxo, tal lead é nutrido de maneira automatizada até que ele esteja preparado para o fechamento da compra.

Assim, através de fluxos de automação bem estruturados, a empresa otimiza o tempo de fechamento de vendas, o que é um fator preponderante para empresas de tecnologia. Além disso, há aumento do retorno sobre o investimento, já que a automação dá enfoque em estratégias de atração, relacionamento e gestão de leads de maneira inteligente. Por meio disso, sua empresa passa a compreender os canais e ações que geram maiores resultados, direcionando suas estratégias.

 

5 ª tendência – Contato telefônico

 

Apesar de a internet ser hoje o grande fator impulsionador do marketing, é importante manter outros meios de interação com o cliente. Meios tradicionais, como ligações telefônicas, ainda se apresentam como eficientes, principalmente por personalizar o contato.

Nesse aspecto, os serviços de call center se destacam, uma vez que o contato por telefone pode ser uma ótima maneira de se aproximar do cliente. Pesquisas realizadas por consultorias de vendas e marketing indicam uma taxa de conversão até 15 vezes maior do que através de outros meios, como formulários, por exemplo.

Essa tendência é devida principalmente à velocidade de resposta do telefone e por ser facilitada a aquisição de produtos ou serviços locais. Ademais, quando o produto a ser negociado em questão é de alto valor agregado, a necessidade de esclarecer dúvidas de maneira direta é atendida de maneira mais satisfatória.

Contudo, para garantir a eficiência do serviço, é importante que você se atente ao perfil de cada cliente. Além disso, tal estratégia deve ser utilizada em conjunto com outras ações aqui descritas, a fim de se ter ás ações de marketing bem geridas e eficiente. Com isso, você irá gerar resultados cada vez melhores para sua empresa, destacando-se no setor de tecnologia.

Acredito muito no contato B2B (business to business) para segmentos como o de Tecnologia, ter a possibilidade de utiliza-lo para qualificação de informações certamente fará você entender, de forma rápida, como as empresas se estruturam, quem são os decisores, os influenciadores e até dados técnicos.

A nossa estratégia junto a um de nossos clientes de tecnologia, uma empresa multinacional que trabalha todas as informações até aqui apresentadas como uso do CRM e Call Center, descrevem como fator decisivo a utilização desta ferramenta para à tomada de suas decisões estratégicas.

 

**Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.

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