Marketing no agronegócio: construção de relacionamentos

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Marketing no agronegócio: construção de relacionamentos

Frente às projeções do mercado, uma grande perspectiva do agronegócio para os de drones, os quais contribuem para o acompanhamento de lavouras e controle de pragas, por exemplo. A Internet das Coisas (IoT) é outra tendência importante, presente cada vez mais em veículos rurais, como tratores e colheitadeiras.
Tão importante quanto a tecnologia no agronegócio, são os relacionamentos e todos os artifícios do marketing para viabilizar melhores relacionamentos.

Em todas as tendências de marketing para o setor de agronegócio listadas aqui até o momento, a construção de relacionamentos deve fazer parte do planejamento. Criar e manter relacionamentos com formadores de opinião do setor, como agrônomos, veterinários, zootecnistas, produtores e clientes, é uma ótima estratégia de fortalecer seu negócio no mercado.

O principal motivo disso são as possíveis indicações dos seus produtos e serviços. Como o setor de agronegócio geralmente envolve produtos com alto valor agregado, sugestões de clientes que já os adquiriram anteriormente facilitam a compra por parte de novos clientes. Esse efeito também reduz o tempo necessário para o fechamento de vendas, uma vez que dispensa a necessidade de muitas visitas de técnicos e vendedores, por exemplo.
Aliada à utilização de marketing de conteúdo, a construção de relacionamentos educa o seu cliente ao longo das etapas de compra e, ao fechar um negócio, continua preparando-o para novas negociações. Para conseguir o efeito desejado, manter um atendimento personalizado e focado na satisfação do cliente é essencial, seja nas etapas de geração de leads, seja nas etapas de venda e pós-venda.

A partir disso, os serviços de call center podem desempenhar um excelente papel para gerar ganhos escaláveis para a sua empresa de agronegócio. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Trilha já executou serviços de call center para diversas empresas, e também pode ajudar sua empresa de agronegócio a construir e manter relacionamentos duradouros com seus clientes.

**Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.

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