Criar é essencial, mas inovar é imprescindível

Tecnologia e transparência são as aliadas para o sucesso
28 de Março de 2019
Era da mudança: a revolução dos dados
12 de Abril de 2019
Exibir Tudo

Criar é essencial, mas inovar é imprescindível

Conheça as principais criações dos últimos dez anos e os princípios revolucionários que promovem o sucesso de qualquer negócio.

Inovação é a palavra do momento. De acordo com o Livro “Inovação – a arte de Steve Jobs”, enfrentamos crises financeiras e ambientais que demandam da utilização de recursos naturais. As pessoas inovadoras transformam as dificuldades em oportunidades de desenvolvimento.

Steve Jobs, fundador da Apple, apresentava o slogan “Pense diferente” com base em sete princípios que guiavam a empresa:

1. Faça o que você gosta
2. Cause impacto no universo
3. Ponha seu cérebro para funcionar
4. Venda sonhos ao invés de produtos
5. Diga não para mil coisas
6. Crie experiências incríveis
7. Domine a mensagem

Ao adotar esse estilo de vida, a organização poderá se desenvolver em um cenário prol à inovação e assim, criará produtos com mais qualidade. O resultado desse processo gera clientes fiéis, superação de concorrentes e a prosperidade em tempos desafiadores.

Inovações das últimas décadas
Quando paramos para pensar, percebemos que já estamos em 2019 e parece que o mundo está girando cada vez mais rápido. Podemos analisar rapidamente o quanto a tecnologia está em constante evolução. As novas gerações vêm com grandes exigências e o mercado tecnológico tende a acompanhá-las.

Preparei uma lista de serviços que se aperfeiçoaram nos últimos anos e que continuam promovendo uma qualidade de vida.

Redes sociais
Em 2003 iniciamos o compartilhamento de nossas vidas pessoais pelo Myspace, conectados aos nossos amigos, podíamos criar perfis com textos, fotos, músicas, vídeos e participar de comunidades sobre diversos assuntos. Assim, começava o início de uma nova era tecnológica.

Em 2005 chegou a plataforma Facebook, criada por Mark Zuckerberg, em conjunto com o brasileiro Eduardo Saverin, diretamente dos dormitórios de Havard. A rede social continua um sucesso e recentemente adquiriu outras mídias como o Instagram e WhatsApp.

Em 2006 foi a vez da fundação do Twitter, local onde em poucas palavras compartilhamos nossos momentos. A ferramenta foi imprescindível para protestos que ajudaram na queda de ditadores e governos na Maldávia, Irã, Tunísia, Egito e Ucrânia.

No Brasil, a popularização estava tomada pelo Orkut, a queridinha dos depoimentos, fotos e desejos dos brasileiros. Mas, infelizmente a empresa fechou em 2014.

Celulares
A cada ano vários celulares são lançados no mercado, mas alguns aparelhos receberam destaques na história, como o Motorola DynaTAC (1984), Motorola StarTAC (1996), Nokia 6210 (2000), Nokia 3310 (2000), Motorola Rokr E1 (2005), Nokia N95 (2006), BlackBerry Pearl 8100 (2006), Apple Iphone (2007), Motorola Milestone (2009), Samsung Galaxy S (2010), Nokia Lumia 800 (2011), Samsung Galaxy Note (2011), Nokia 808 PureView (2012), Motorola G (2013), Galaxy Note 4 (2014), iPhone 6s (2015), iPhone 7 Plus/Galaxy S7 (2016), ASUS Zenfone 3 Zoom (2017), iPhone 8 Plus (2018).

Crédito

Nas últimas décadas observamos o mercado de celulares crescer rapidamente com a popularização dos smartphones. Atualmente, esses aparelhos são indispensáveis para o nosso cotidiano. Algumas empresas surgiram, outras fecharam ou passaram por momentos complicados e depois, se recuperaram. O importante é que a cada ano recebemos atualizações e inovações deste pequeno produto que se tornou parte de nós.

Mídias de armazenamento
Não podemos esquecer das mídias de armazenamento que evoluíram rapidamente. Antes sofríamos com pilhas de disquetes e hoje, possuímos HDs, pendrives e o armazenamento nas nuvens. Os discos rígidos de 10 GB nem se comparam aos terabytes que usufruímos nos dias atuais.

Pensando no lado ambiental, essas inovações também auxiliam na diminuição de lixos tecnológicos.

Entretenimento online
Com o tempo também transformamos a velocidade da internet e com isso, chegaram os novos serviços de streaming, a realidade de assistir filmes e seriados praticamente em qualquer lugar e momento. Agora, contamos com plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Crackle, Looke, Mubi, NetmOVIES, Net Now Online, entre outras.

Neste tópico não podemos esquecer do desenvolvimento dos vídeos games e dos jogos da PlayStation, Xbox e a Nitendo. Servidores remotos que possuem dados que transitam em todos os momentos com jogadores do mundo inteiro.

Aplicativos
Com mais de uma década de fundação a Apple Store e a Play Store abrigam um universo de possibilidades de aplicativos. A pessoa consegue pesquisar um app diferente para cada necessidade.

Esses serviços promovem um amplo mercado tecnológico, com oportunidades de desenvolvimentos de ferramentas que facilitam o nosso cotidiano. Exemplos como Ifood, Uber Eats, Uber, 99 Táxi, jogos, entre outras funcionalidades.

Inovação
A tecnologia está em constante transformação. O futuro é AGORA!

Somos dependentes dos aparelhos tecnológicos nos nossos relacionamentos pessoais, ao compartilhar momentos nas redes sociais; no trabalho, ao utilizar as ferramentas para produzir de forma eficaz os produtos e serviços; no entretenimento, nos transportes e até mesmo na alimentação. Enfim, estamos vivendo o futuro narrado nos filmes de antigamente!

Desta forma, aprenda a repensar em seu negócio, reinventar seus projetos, mas principalmente revitalize sua visão com a atualização e inovação no DNA de sua empresa.
Assumir riscos requer muita coragem, mas veja a genialidade em momentos de “loucura”. A minha orientação é que busque mudanças e esteja sempre disposto a se reinventar.

**Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *